Extinção das abelhas

A extinção das abelhas é assunto sério. O raciocínio é simples: o fruto precisa da existência da flor e a flor  precisa da polinização para se reproduzir. Sem falar na distribuição das sementes oriundas de flores e frutos ocorrida através do vento, da água e da ação de seres vivos como  animais como pássaros, primatas e insetos, mais notadamente, as abelhas.

Sabemos que a polinização é o transporte de grãos de pólen de uma flor para a outra, ou para o seu próprio estigma (auto-polinização) , no processo de reprodução das flores.

Extinção das abelhas

Considerando a queda das populações das espécies de abelhas em todo o mundo, o planeta Terra poderá sofrer  perdas na produção de alimentos e na reprodução natural  dos vegetais. As abelhas são responsáveis por até 90% da polinização da população vegetal, os demais seres vivos atuam em escala menor.

Se o processo de diminuição das populações de abelhas culminar num processo de extinção generalizada, os animais herbívoros sofrerão com a diminuição de vegetais para comerem comprometendo a reprodução de animais como a zebra na África e a Anta na América do Sul.

A extinção de herbívoros comprometeria a alimentação de animais carnívoros como o Leão na África e a onça-pintada no Brasil. Ou seja, a partir da extinção das abelhas, teremos a diminuição de espécies de vegetais, animais herbívoros e carnívoros em efeito dominó comprometendo a cadeia alimentar.

Considerações

A partir desse resumido exemplo, podemos compreender que a extinção da abelha deve ser combatida e a percepção de  um inseto como a abelha é essencial para um todo maior, para a nossa biosfera.

Na produção de alimentos em escala realizada pelo homem, o efeito da extinção das abelhas também seria devastador a partir da ausência de sementes para o plantio. Esse quadro causaria o aumento do preço dos alimentos de origem vegetal e, posteriormente, no preço do alimento e de artigos de origem animal, como a carne e o couro.

Conclusão

A escassez de alimento poderia gerar conflitos econômicos e bélicos, além de doenças. Portanto, fatores como o desmatamento pode acelerar a extinção das abelhas e do alimento em todo o planeta.

Artigo redigido por Fernando Rebouças

Leia quadrinhos do Oi! O Tucano Ecologista sobre o tema:

Quadrinho republicado do site : http://www.oiarte.com/hq92.htm

Dica de leitura

É importante ler mais com seus filhos, alunos e amigos. Indicamos os livros em quadrinhos e gibis do Oi! O Tucano Ecologista e Scriptah: http://www.loja.oiarte.com/ 

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *