Como ler para seus filhos

Se você quer viver melhores momentos com a sua família, leia para seus filhos. Atualmente, é muito mais fácil escolher livros para crianças e leituras lúdicas como quadrinhos e contos ilustrados.

A atividade de ler em voz alta, por exemplo, ajuda a tranquilizar, cria proximidade entre pais e filhos e melhora o processo de desenvolvimento cerebral desde os primeiros meses de vida até os primeiros anos de alfabetização da criança.

Mesmo no caso de crianças já alfabetizadas com mais de seis ou oito anos, é importante manter e fortalecer o hábito da leitura.

É muito bom escolher histórias baseadas em ficção ou não para incentivar o desenvolvimento da criança, a sua percepção de mundo e sua conscientização sobre assuntos importantes como meio ambiente (ecologia), família, valores éticos e emocionais, entre outros.

Leia para seus filhos (livros para crianças)

Sabemos que a leitura de histórias e de histórias em quadrinhos ajudam a diminuir a solidão, a incentivar o sistema cognitivo (capacidade de aprendizagem) e desperta a renovação de hormônios relacionados ao prazer e ao relaxamento.

A leitura para crianças ajuda muito no equilíbrio emocional, mental e intelectual.

Reações positivas

Quando uma criança faz a leitura de uma historinha ou de um livro é comum ela expressar olhares de admiração, de curiosidade e alegria.

Essas reações estão relacionadas com o processo de aprendizado com as realidades emocionais e do processo de imaginação.

Quando uma criança ouve ou ler uma historinha com aventuras, ensinamentos e a luta entre o bem e o mal, ela consegue construir padrões de valores e a conhecer sobre si mesma.

Como selecionar a leitura para a criança?

Leia para seus filhos sempre, porém é fundamental saber escolher livros para crianças que contenham a linguagem certa para cada idade de desenvolvimento e de idade escolar.

Veja a seguir as melhores dicas para você escolher as melhores leituras.

1 – Procure por livros, revistas e gibis com histórias e temas que sejam adequados para a idade, o nível escolar e o contexto no qual a criança vive no dia a dia. É importante escolher livros e histórias que respondam as dúvidas e curiosidades das crianças, da família e da escola.

2 – Depois de selecionar os livros e as revistas em quadrinhos, é indicado que os pais, professores e responsáveis leiam a história antes para depois ler com a criança como forma de melhorar o ritmo da leitura.

3 – Valorize o texto, a imagem e, posteriormente, a imaginação e as perguntas que as crianças normalmente apresentam quando estão lendo uma historinha.

Benefícios

Sabemos que quando uma criança tem o hábito de leitura, ela terá grandes chances de se tornar num adulto mais comunicativo, articulado e seguro mentalmente.

Dentre os principais benefícios podemos destacar o desenvolvimento cognitivo ligado à linguagem e à capacidade de interpretação de textos e dos acontecimentos do dia a dia.

Conclusão

Quando o pai, a mãe e os professores possuem dificuldades para explicar sobre assuntos complexos (como sexualidade, preservação da natureza, crescimento corporal, entre outros) a leitura de historinhas e narrativas podem facilitar o processo de entendimento.

Portanto, leia para seus filhos, escolha bons livros e gibis publicados por diferentes tipos de editoras e leitores como forma de variar a biblioteca dos pequenos.

Dica de leitura

É importante ler mais com seus filhos, alunos e amigos. Indicamos os livros em quadrinhos e gibis do Oi! O Tucano Ecologista e Scriptah: http://www.loja.oiarte.com/ 

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *