Como ler mais na escola e em casa – 5 dicas para ler mais!

Como ler mais na escola e em casa – 5 dicas para ler mais!

A leitura na escola e em casa é fundamental para o processo de aprendizado, formação de cidadania e até para a saúde mental de crianças, pais e professores.

Ler é uma atividade importante para todos, especialmente, para as crianças em idade de alfabetização e desenvolvimento intelectual. Um dos grandes desafios de pais, professores e educadores é incentivar a leitura no dia a dia de seus filhos e alunos.

Neste artigo, apresentamos cinco dicas essenciais para incentivar esse hábito tão importante para as pessoas.

A leitura na escola e em casa

Perante o desafio de incentivar jovens e crianças a ler mais livros, revistas em quadrinhos e veículos informativos, o educador precisa incentivar o interesse a partir de assuntos atrativos que possam ser aprofundados depois de uma aula expositiva ou até mesmo de um debate inteligente em sala.

5 dicas para ler mais

Seja em casa, na escola ou no horário livre, a leitura aumenta a capacidade intelectual, fortalece a capacidade de síntese e de interpretação de textos e melhora o desempenho no aprendizado do estudante, seja criança, jovem ou adulto. A seguir veja as principais dicas para incentivar a leitura na escola e em casa.

1 – Mantenha livros em casa

É importante que pais e responsáveis disponibilizem livros e revistas pela sala, no quarto da criança e do jovem, e até organize uma estante de livros de diferentes gêneros e assuntos para atender à faixa etária e interesse do estudante em casa.

2 – Na escola, estimule o prazer da leitura

A leitura deve estar ligada ao prazer, ao bem-estar que o indivíduo sente ao ler um livro de ficção ou de não ficção. Além das leituras didáticas e obrigatórias, levar os alunos para visitar a biblioteca da escola e do bairro ajuda bastante.

Mesmo que a matéria exija uma matéria com leitura obrigatória, o educador pode pedir essa leitura de maneira leve e lúdica.

3 – Visite as bibliotecas

Como citamos acima, visitar bibliotecas com os alunos e os filhos é um grande incentivo para crianças e jovens se familiarizarem com os livros.

Mesmo na fase da faculdade, é importante que os universitários também mantenham o hábito de visitar a biblioteca da universidade e outras de grande e médio porte.

4 – Crie projetos de leitura

A criação de projetos de leitura na escola é importante para incentivar a leitura nos alunos. Através de projetos de leitura, a escola pode promover a doação e arrecadação de livros através de campanhas ou competições entre as turmas.

5 – Diversifique os livros

É indicado diversificar os títulos, autores e gêneros literários dos livros disponibilizados na estante de casa, da empresa e, principalmente, na biblioteca da escola.

Conclusão

Portanto, a leitura na escola e em casa é uma atividade muito essencial para a formação de crianças e jovens. O local de leitura deve incentivar a leitura de histórias em quadrinhos, jornais, revistas, poesias, livros de crônicas, ficção e não ficção.

Dica de leitura

É importante ler mais com seus filhos, alunos e amigos. Indicamos os livros em quadrinhos e gibis do Oi! O Tucano Ecologista e Scriptah: http://www.loja.oiarte.com/ 

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *