Como estudar em casa

Como estudar em casa

Seja em tempos de quarentena para evitar o coronavírus ou para cumprir o ciclo de aprendizado de um curso EaD (Ensino à Distância), a tarefa de estudar em casa nem sempre é uma tarefa fácil de ser realizada.

Muitos estudantes estão acostumados com a presença de um professor ou de um monitor numa sala de aula presencial para receber conteúdos didáticos, tirar dúvidas e realizar tarefas.

Porém, em tempos de popularização do acesso à internet com intenso uso das plataformas digitais para ler notícias, pesquisas e até assistir video aulas, o processo de adaptação pode ser mais rápido entre as gerações mais novas e mais acostumadas com os dispositivos móveis e equipamentos eletrônicos.

Neste artigo, iremos repassar algumas dicas para você realizar os seus estudos com mais facilidade sem perder o foco.

Como estudar em casa?

Mesmo que não seja para atender a um momento de emergência de saúde coletiva, como a pandemia do coronavírus em 2020, a realização de estudos de fixação e de pesquisa é uma tarefa muito necessária para todos os estudantes, independente da série na qual estudam.

Muito além dos antigos cadernos de dever de casa, atualmente é possível acessar conteúdos textuais e audiovisuais de forma rápida e simplifica para estudar, aprender novos conceitos e realizar a entrega de exercícios e trabalhos curriculares.

Porém, determinados estudantes podem sentir insegurança ou se sentirem inaptos num longo processo de adaptação que os obrigam a estudar sem a presença de um professor.

5 dicas para estudar melhor

A seguir apresentamos cinco dicas rápidas para ajudar você a saber como estudar em casa com mais facilidade, simplificando o seu processo de adaptação.

1 – Comece com leituras

Antes de realizar exercícios e trabalhos, comece o seu horário de estudos em casa com a leitura dos textos apresentados pelo seu professor virtual, dessa forma você conhece melhor a matéria e definirá a sua visão sobre a matéria lecionada

2 – Assista às aulas

Caso o material digital ofereça acesso às aulas online transmitidas ao vivo, se esforce para assistir todas as aulas no horário certo, pois quando há uma transmissão o professor pode responder as dúvidas ao vivo via chat.

Posteriormente, você pode assistir às aulas novamente acessando os vídeos das aulas arquivadas.

3 – Mantenha o foco

Quando for a hora de assistir às aulas online, mantenha sempre o foco. A mesma concentração deve ser mantida nas leituras e realização de exercícios

4 – Antecipe os trabalhos

Quando o professor solicitar algum tipo de trabalho, comece a pesquisar o mais rápido possível seguindo as indicações bibliográficas indicadas pelo professor, seus livros de pesquisas e sites confiáveis.

5 – Não desista

Independente das notas alcançadas, não desista, continue seus estudos à distância como forma de fortalecer o seu desenvolvimento escolar e acadêmico.

Conclusão

Buscar soluções para saber como estudar em casa é fundamental para acelerar o processo de adaptação dos estudantes de diferentes séries e idades. Sendo essencial que o aluno se acostume com a independência, mas respeitando sempre a disciplina na realização dos estudos e das pesquisas.

Dica de leitura

É importante ler mais com seus filhos, alunos e amigos. Indicamos os livros em quadrinhos e gibis do Oi! O Tucano Ecologista e Scriptah: http://www.loja.oiarte.com/ 

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *