Quadrinhos para ler na pandemia

Em tempos de isolamento para vencer o coronavírus, selecionar quadrinhos pandemia 2020 é uma boa dica para ocupar o tempo e manter a mente criativa.

A leitura de histórias ilustradas e HQs infanto-juvenis, adultas e alternativas mantém o cérebro ativo para equilibrar as informações visuais em equilíbrio com o conteúdo textual.

A dinâmica da imagem com o ritmo do roteiro ajudam a perceber melhor as histórias criativas que prendem a atenção do leitor.

Principalmente, para os leitores que não sabem como recomeçar o hábito de leitura em período de isolamento na quarentena, essas histórias ilustradas podem ser uma boa solução.

Quadrinhos pandemia 2020

Em março de 2020, tivemos o início da quarentena nas principais cidades e capitais do Brasil, assim como em outros países, seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) para conter a aceleração dos números de casos do coronavírus e da covid-19.

Na maioria dos casos, pais e filhos tiveram que manter os estudos escolares à distância através da internet e do recebimento do material pedagógico disponibilizado pelas secretarias de educação locais e pelas escolas privadas.

Muitos profissionais tiveram que iniciar os trabalhos em home office para evitar sair de casa para trabalhar e, entre outras situações, aproximou mais as pessoas dentro de casa.

A leitura como atividade positiva

Além da manutenção das tarefas acadêmicas e profissionais em casa, as pessoas passaram a ter mais tempo livre e começaram a sentir estresse ao permanecerem o tempo inteiro na internet ou assistindo notícias em excesso sobre o coronavírus.

Para reduzir o estresse e a ansiedade, a leitura de HQs e de histórias ilustradas é uma boa dica para crianças, jovens e adultos para ocupar a mente, renovar o hábito de leitura e melhorar as condições emocionais dentro de casa.

A leitura ajuda a melhorar o nível cognitivo da pessoa e, no caso de histórias em quadrinhos (HQs) ajudam a estimular a imaginação com a leitura de aventuras, temas essenciais como meio ambiente e ficção de diferentes estilos.

Leia mais em casa

Durante o isolamento realizado, a pessoa deve procurar por atividades que não sejam somente digitais, não é bom ficar 24 horas na internet. É indicado aproveitar o tempo da quarentena também para ler, conversar e fazer exercícios.

Boas histórias

Além das histórias de super-heróis, é indicada a leitura de quadrinhos nacionais e independentes que abordam sobre diferentes temas como meio ambiente, aventura espacial, ficção científica e histórias de nosso país.

É importante não ficar preso com a leitura de histórias dos mesmos antigos personagens, é importante variar a leitura de histórias em quadrinhos pandemia 2020 para melhorar a experiência da leitura.

Conclusão

Portanto, devemos sempre buscar por novas atividades para ocupar o tempo dentro de casa, e a leitura de HQs é uma boa dica. No caso das crianças, estimule elas a ler as historinhas e a tentar redesenhar ou pintar os personagens identificados nas ilustrações.

Nos EUA, antes do início da quarentena muitos leitores compraram novos exemplares de HQs para ler em casa durante o isolamento e muitos grupos de leitores planejam renovar a estante comprando novos títulos através da internet, o mesmo hábito de consumo dos americanos começa a ser percebido também entre os leitores brasileiros que estão procurando por novas histórias e novos personagens.

Dica de leitura

É importante ler mais com seus filhos, alunos e amigos. Indicamos os livros em quadrinhos e gibis do Oi! O Tucano Ecologista e Scriptah: http://www.loja.oiarte.com/ 

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *