Dicas para empreender com redes sociais

A gestão de redes sociais para empreendedores é importante para a empresa que precisa investir em marketing digital de forma profissional e direcionada.

Mas, em tempos de pandemia e de crise financeira, será cada vez mais comum as pessoas se reinventarem profissionalmente e começarem a abrir o seu próprio negócio ou começar a prestar serviços.

Porém, será praticamente obrigatório divulgar produtos e marcas nas redes sociais, no WhatSapp e em blogs ou sites para gerar público e atrair clientes.

Lembramos que o uso dessas mídias tem crescido para melhorar o posicionamento de marcas, apresentação de informações, vender produtos e melhorar o atendimento.

A gestão de redes sociais para empreendedores

Lembramos que, trabalhar com essas mídias vai muito além de somente cadastrar um perfil ou uma página oficial da empresa no Facebook, Twitter e Instagram e depois não alimentar com conteúdo vibrante e atual. É orientado realizar postagens periódicas que veiculem mais  informações, novidades de produtos e serviços.

Essa tarefa é indicada para empresas de diferentes portes e segmentos. É muito importante que a marca esteja presente nessas mídias para gerar presença e voz da própria empresa junto aos clientes.

Dados de mercado

Segundo uma pesquisa realizada pela eMarketer, no segundo semestre de 2016, o número de brasileiros ativos nessas mídias teve um importante aumento.

Segundo os números e dados da pesquisa, o número de usuários brasileiros ativos nas redes sociais chegou a 93,2 milhões que já ultrapassa 45% de toda população do país.

Uso pessoal e empresarial

Ressaltamos que o empreendedor não deve confundir seu perfil pessoal no Facebook e Instagram com os perfis profissionais e corporativos da empresa ou do seu novo negócio.

O empreendedor precisa incluir as redes sociais em sua estratégia de comunicação de modo profissional, com um planejamento detalhado para atingir seus objetivos.

Mais dicas essenciais

Para melhorar a gestão de redes sociais para empreendedores, indicamos algumas dicas a seguir.

1 – Elabore uma lista de objetivos

O empreendedor ou a empresa devem compreender o que realmente precisa conseguir com as postagens.

Mesmo no caso de um empreendedor ou autônomo, a marca pode ter como objetivo aumentar o desejo e a intenção de compra de seus clientes potenciais.

2 – Geração de leads

Por outro lado, não adianta ter bom conteúdo qualificado sem ter público que sinta interesse em acessá-lo.

Na prática, a geração de lead é a  criação de um grande público de interesse que poderá ser convertido em clientes potenciais e direcionados.

3 – Defina o conceito do produto e da marca

Qual é a função de seu produto? O que ele faz? Quais problemas ele resolve? Qual é a mensagem que a empresa ou marca transmitem para o cliente.

4  – Crie uma persona

A persona se refere a um personagem ou cliente idealizado. O processo de cliente pode auxiliar para identificar os clientes certos para a empresa e seu produto.

5  – Analise os resultados

Depois de todos os esforços, é importante acompanhar os dados de cada ação.

É indicado sempre analisar o número de curtidas, seguidores e dados gerados nas métricas e verificar o que realmente chama a atenção das pessoas.

Conclusão

Atualmente, as redes sociais ganharam muita relevância para empresas  e elas podem ajudar muito novos empreendedores que estão iniciando um novo negócio.

Além da utilização e da inclusão de conteúdo de qualidade, é importante inserir estratégias de marketing que possam de fato gerar mais valor ao produto ou serviços, melhorar o posicionamento da marca e ajudar na identificação de público.

Dica de leitura

É importante ler mais com seus filhos, alunos e amigos. Indicamos os livros em quadrinhos e gibis do Oi! O Tucano Ecologista e Scriptah: http://www.loja.oiarte.com/ 

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *