Ecologia em quadrinhos

A leitura de histórias é uma grande aliada para o desenvolvimento intelectual de crianças, jovens e adultos. Especialmente, o uso de ecologia em quadrinhos para a escola, o lazer e a leitura em família, tem sido fundamental para enriquecer a compreensão desse tipo de conhecimento.

A educação ambiental em quadrinhos e a compreensão da nona arte de forma secular através de temas ecológicos também ajuda bastante os professores, pais e familiares a disseminar os temas relacionados ao meio ambiente com as crianças e os jovens.

Atualmente, vivemos tempos de insegurança causados pela destruição da natureza, incluindo o desmatamento de florestas tropicais e a elevação da poluição atmosférica como principal agravante do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Quadrinhos: ecologia para escola !

A inclusão dos quadrinhos ecológicos para a educação e para a leitura cotidiana é uma aliada favorável para a elevação do conhecimento sobre ciências naturais, ecologia, sustentabilidade e atualidades relacionadas ao respeito que o ser humano precisa aprender a ter com o meio ambiente e com outros animais.

O tema ecológico ao ser apresentado através de desenhos e textos facilita a absorção de mensagens positivas a favor da vida e do planeta, podendo ainda incluir outras linguagens como o humor, uso de onomatopeias, comparações e demais recursos gráficos para enriquecer ainda mais a leitura.

Ecologia em quadrinhos

Considerando a nona arte como uma das artes modernas mais consolidadas no meio gráfico e na indústria cultural, a inclusão de temas históricos, atuais e temáticos relacionados ao meio ambiente, com aprofundamento sobre o comportamento dos animais e a compreensão dos desafios da sustentabilidade através dessa arte atrai ainda mais o interesse de crianças e de jovens em sala de aula e nas tarefas remotas educativas.

Além da educação regular, a leitura dos quadrinhos ecológicos também pode ser inserida no momento do lazer, no encontro com amigos e em família. Sendo uma leitura positiva e indicada para todos os momentos da vida do leitor.

Da mesma forma que existem quadrinhos nacionais e estrangeiros sobre super-heróis, humor do cotidiano, temas adultos e alternativos, a leitura de histórias em quadrinhos ecológicas também tem se tornado em uma boa escolha para o enriquecimento de leitura.

Para os dias atuais

Enquanto que os super-heróis na ficção contam com super poderes que não existem na realidade para enfrentar o mal, as histórias de personagens ecológicos se baseiam em temas ambientais e nos cuidados que devemos ter para conservar a natureza. Nas narrativas ambientais contadas através de quadradinhos desenhados, os desafios que vivemos como cidadãos no dia a dia em relação aos cuidados com o meio ambiente tornam-se mais consciente.

Porém, além de abordar temas sobre ecologia, os quadrinhos ecológicos também podem apresentar histórias humorísticas, explicativas, fantasiosas e até mesmo de cunho histórico como forma de enriquecer a imaginação do leitor.

Ou seja, além de utilizar a linguagem educativa pedagógica, o quadrinho sobre ecologia também abrange histórias que podem utilizar linguagem coloquial e de livre criatividade sobre diferentes temas atuais, reais e fictícios.

Leitura enriquecedora

A leitura de todo tipo de material, seja poesia, prosa, ficção, posts digitais e entre outros tipos de literatura e conteúdo informativo é de grande importância para a formação do cidadão.

Mesmo quando determinada publicação não possui o formato didático pedagógico, ao ser inserida em sala de aula de forma orientada pelo professor, a obra pode determinar o enriquecimento da formação do estudante.

Na livre leitura de obras literárias ilustradas (ou não ilustradas) em casa e no curso de livre escolha do indivíduo, a leitura fortalece o cérebro e a mente da pessoa.

Especialmente, no caso das histórias em quadrinhos, o leitor compreende a linguagem visual e textual ao mesmo tempo, acelerando o seu potencial de contextualização de leitura e de interpretação de texto.

Desde a infância

São inúmeros os casos de pessoas que começaram a criar o hábito de leitura em suas vidas a partir da leitura de histórias em quadrinhos iniciada na infância. Muitas dessas pessoas leem quadrinhos até hoje e já consolidaram o hábito de leitura de diversos tipos de livros e literatura.

Leitura para o futuro

Considerando que os temas ambientais e ecológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e nos noticiários, o acesso aos quadrinhos ecológicos ou ecologia em quadrinhos é uma grande oportunidade para gerar uma nova cultura a favor do planeta e do meio ambiente, além de enriquecer a formação intelectual do leitor.

Conclusão

Portanto, a leitura de histórias em quadrinhos é bastante prazerosa em todas as idades. Claro que o leitor pode escolher e ler diferentes tipos de histórias com diferentes perfis de personagens nacionais e estrangeiros.

O leitor pode ler narrativas de super-heróis, de humor e de narrativas alternativas nas quatro linhas dos quadrinhos. Sendo a ecologia um importante tema a ser acrescentado na estante de colecionadores de quadrinhos, de leitores vorazes da nona arte e do uso das histórias em quadrinhos ecológicas na educação.

Ao divertir, informar e conscientizar o ser humano através desse gênero, o planeta e o meio ambiente agradecem.

Dica de leitura

É importante ler mais com seus filhos, alunos e amigos. Indicamos os livros em quadrinhos e gibis do Oi! O Tucano Ecologista e Scriptahhttp://www.loja.oiarte.com/ 

Artigo redigido por Fernando Rebouças – desenhista, editor e publicitário.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *