Mudanças Climáticas em quadrinhos para crianças

Atualmente, os temas sobre mudanças climáticas em quadrinhos para crianças e jovens tem sido cada vez mais apresentados no dia a dia dos estudantes e de quem curte pesquisar pelos assuntos relacionados.

Por outro lado, a leitura do tema tem sido cada vez mais crescente através de tirinhas, páginas em quadrinhos, gibis e livros especiais sobre mudança climática.

Neste artigo falaremos mais sobre o conceito desse evento climático no planeta Terra e sobre a importância da abordagem do tema nas histórias em quadrinhos.

Mudanças climáticas para crianças

Abordar sobre este tema através da nona arte (HQ) facilita a compreensão do assunto, pois as HQs podem equilibrar o texto, a narrativa e os personagens distribuídos de forma inteligível em quadrinhos coloridos e atrativos para crianças, jovens e todos da família.

Geralmente, os quadrinhos possuem a liberdade de abordar sobre diferentes temas da atualidade, mesmo utilizando aspectos da ficção para propiciar aventura e humor nas historinhas.

O que é mudança climática?

As narrativas em quadrinhos sobre mudanças climáticas podem explicar também mais detalhes sobre o tema. Podemos afirmar que a mudança do clima ou alteração climática se refere a um processo de variação do clima em escala global e em áreas regionais no decorrer de determinado período do tempo.

As causas desse tipo de mudança pode ser natural (com o processo de modificação das temperaturas acontecendo de forma gradual conforme os ciclos do próprio planeta), externa (como a elevação da temperatura do sol ou alteração de outros corpos celestes do sistema solar) e antrópica (atividades humanas como o desmatamento, a emissão de gases poluentes e demais atividades negativas do homem em relação ao meio ambiente).

A partir de uma visão geral, as variações de temperatura podem criar alterações na temperatura, precipitações, níveis de nebulosidade e fenômenos climáticos mais frequentes.

O efeito estufa

Ao buscar o tema das mudanças climáticas em quadrinhos para crianças e jovens, podemos ainda procurar identificar o assunto relacionado ao efeito estufa.

O efeito estufa é caracterizado ao processo físico no qual os gases estufas absorvem a radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre. Nesta linha de estudo, os principais gases que compõem a atmosfera terrestre são o Nirogênio (N2) e o Oxigênio (O2).

Além do Dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e o perfluocarbonetos (PFC’s) também encontrados em nossa atmosfera. Mas, podemos afirmar que o efeito estufa é um fenômeno natural que ajuda a manter o equilíbrio da temperatura média na Terra.

Mas, com a emissão e concentração de gases de efeito estufa na atmosfera em excesso proveniente das indústrias e atividades não sustentáveis, o efeito estufa sofre alterações através da retenção excessiva de calor e, consequentemente, gerando o aumento da temperatura no nosso planeta.

Consequências

Dentre as principais consequências, o planeta Terra sofre a perda constante da biodiversidade, derretimento das geleiras, desastres naturais, climas extremos, secas e incêndios.

Conclusão

Portanto a leitura das mudanças climáticas em quadrinhos para crianças e jovens é uma oportunidade para apresentar o tema para o jovem leitor, debater os assuntos em sala de aula e ler em casa.

Procure agora mesmo por publicações em quadrinhos que apresentam e aprofundam o tema de forma criativa e lúdica para você e seus pequenos leitores.

Dica de leitura

Mudanças Climáticas em quadrinhos para crianças

Conheça o livrinho em quadrinhos coloridos que aborda sobre este tema, a obra “Oi! O Tucano Ecologista – Mudanças Climáticas”, clique agora mesmo e peça seu exemplar: https://loja.oiarte.com/loja/produto/oi-o-tucano-ecologista-mudancas-climaticas-n06-livro-especial/ 

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *